Escolha uma Página

Música e cérebro: tocar um instrumento é como um treino

16 ago, 2023

A música afeta o cérebro de várias formas. Quimicamente falando, uma das maneiras pelas quais a música afeta o cérebro é através da liberação de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e à recompensa. A música também pode estimular a liberação de outros neurotransmissores, como a serotonina, que está associada ao bem-estar e à felicidade.

Além disso, o simples ato de ouvir música pode ativar várias áreas do cérebro. Isso inclui o córtex auditivo, que processa os sons, e o córtex motor, que controla os movimentos do corpo. A música também é capaz de impactar o sistema límbico do cérebro, que está envolvido na regulação emocional e na memória.

Estudos mostram que a música pode melhorar a memória e a aprendizagem, além de ajudar no tratamento de distúrbios neurológicos tais como o Mal de Parkinson e o Mal de Alzheimer. Também é fato que a música tem sido usada no tratamento de diversas disfunções psicológicas, como a depressão e a ansiedade.

Música e cérebro: tocar é como um treino

Já a prática regular de um instrumento, por sua vez, pode aumentar a conectividade neural, melhorar a memória e a coordenação motora, além da capacidade de processar informações auditivas.

Desse modo, aprender a tocar um instrumento também pode ajudar no desenvolvimento da linguagem, não apenas, mas especialmente em crianças. Tocar um instrumento musical requer prática e disciplina, e portanto pode ajudar a desenvolver habilidades de perseverança e trabalho em equipe.

O vídeo abaixo, de Anita Collins, com animação de Sharon Colman Graham, mostra como quando você ouve música, várias áreas do seu cérebro ficam, ao mesmo tempo, envolvidas e ativas. Quando você toca um instrumento, no entanto, essa atividade se torna mais como um treino cerebral de corpo inteiro.

O que acontece? Anita Collins explica os fogos de artifício que explodem no cérebro dos músicos quando eles tocam e examina alguns dos efeitos positivos a longo prazo desse exercício mental.

Você já pensou em trabalhar com música? Se a resposta foi sim, abrir uma unidade School of Rock pode ser uma grande opção de investimento.

Para saber mais sobre nosso modelo de negócios, clique aqui. Se preferir, fale com nosso atendimento por WhatsApp e agende uma entrevista.

QUER SABER MAIS?

Preencha o formulário clicando no botão abaixo e receba o material completo sobre o modelo de negócios School of Rock. Nosso time de expansão entrará em contato para agendar uma conversa e tirar todas as suas dúvidas.