Escolha uma Página

Franquias 2024: uma excelente opção de investimento

10 jan, 2024

De acordo com a pesquisa GEM do Sebrae, 6 em cada 10 brasileiros sonham em ter o próprio negócio. Se você está entre essas pessoas que pensa em realizar o sonho de empreender, o setor de franquias se revela uma excelente opção de investimento para o ano de 2024.

Investir em uma franquia pode oferecer muitas vantagens em comparação à criação de um empreendimento a partir do zero. Afinal, uma franquia é um negócio que já foi testado no mercado e, se está em crescimento, portanto é sinal de que esse modelo funciona.

Temos um artigo que fala sobre as vantagens de abrir uma franquia, confira clicando aqui.

Um setor que registra crescimento

Recentes pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicam que o setor permanece estável e em contínua recuperação após anos de desafios pandêmicos.

Em 2022, registrou um crescimento notável de 14,3%, seguido por um aumento de 17,2% no primeiro trimestre de 2023, gerando otimismo entre a associação, franqueadores e franqueados em relação ao vasto potencial de oportunidades de negócios no ramo de franquias.

Prevendo um futuro marcado por inovações, o setor de franquias em 2024 antecipa a introdução de ainda mais novidades e a consolidação de sua influência no cenário brasileiro.

Segundo o professor Claudio Felisoni de Angelo, titular da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da USP (FEA – USP), ao comparar os números gerais de 2023 com 2022, observa-se um crescimento de 13% no faturamento do setor.

O professor destaca que a dinâmica positiva é impulsionada especialmente por alguns segmentos específicos, como franquias online e de delivery, franquias de alimentação saudável, franquias de tecnologia, franquias de educação, franquias de beleza e estética, e franquias de serviços de saúde.

Franquias 2024: como escolher a sua

O mercado de franquias está aquecido e é promissor para o novo ciclo. Mas escolher uma franquia, entre tantas opções, pode não ser uma tarefa fácil. Existem muitas oportunidades de franquias no mercado, por isso é importante escolher um produto ou serviço que tenha a ver com você. O ponto chave no momento da escolha é pesquisar.

Uma área em que você já tenha algum conhecimento prévio pode ser um bom começo. Isso não quer dizer que você precisa ter atuado na área. Aqui na School of Rock, por exemplo, 92% dos franqueados e franqueadas não são músicos. Mas todos possuem em comum a paixão pela música.

Assim, mesmo que você não tenha um conhecimento profundo ou experiência na área, é importante que você se sinta atraído pelo segmento, que seja uma área que de alguma forma encante e você se imagine trabalhando nela.

Marque entrevistas e reuniões com os responsáveis pelo negócio a fim de esclarecer dúvidas e entender os riscos do negócios. Conte sempre com o auxílio tanto da franqueadora como de outros franqueados para entender o modelo de negócios.

Por fim, outro ponto importante é estruturar as finanças da sua franquia antes mesmo de abrir o negócio. Analise a viabilidade financeira da empreitada, desenvolva um fluxo de caixa e busque capacitação.


Você já pensou em trabalhar com música? Se a resposta foi sim, abrir uma unidade School of Rock pode ser uma grande opção de investimento.

Para saber mais sobre nosso modelo de negócios, clique aqui. Se preferir, fale com nosso atendimento por WhatsApp e agende uma entrevista.

QUER SABER MAIS?

Preencha o formulário clicando no botão abaixo e receba o material completo sobre o modelo de negócios School of Rock. Nosso time de expansão entrará em contato para agendar uma conversa e tirar todas as suas dúvidas.